Friday, November 10, 2006



O Esquilo Pintor é um projecto que já estava pensado há muito tempo. Não nesta versão de fazer telas para crianças mas sim de contar histórias misturadas com desenho.

Porquê esquilo e não gato, cão ou Paquita (a minha galinha de estimação durante 9 anos?)porque...
Paquita- era demasiado pessoal, era um tributo bonito ao bicho me cabia numa mão fechada quando a segurei pela primeira vez . A minha amestrada Paquita pequena, agil, queixinhas e dócil é uma coisa maior que o nome de um negócio ou atelier....quando a desenhei em ilustração cientifica já foi em parte para a registar para sempre e prestar homenagem. Além disso Paquita é um nome que me trás um sorriso triste carregado de saudades.
Esquilo- Alegre, Rápido, Inteligente... que bicho melhor para associar à arte de desenhar para crianças?
Para além disso são-me familiares porque os vejo sempre em Monsanto quando vou correr -e penso mesmo neles como vizinhos-. Também associo a vivacidade deles à energia das crianças. Depois têm uma cauda tipo pincel...(só não a usam porque não há telas emcima dos pinheiros como se sabe..).
Esquilo era a palavra que para mim resumia arte, bichos, alegria e crianças.

Esquilo Pintor avançou porque para o projecto das MargaRitas (duas Ritas num espaço) a Rita C. ía ter a «loja do Juba», que é o gato lindo dela - o Juba-. Ainda surgiu a hipótese «Juba & Jerónimo*» mas o Marga*Ritas caia-nos melhor...E então assim foi, deixámos o «Juba e Jerónimo -construções lda-» :) e cada uma pegou num blog p expor os trabalhos da Feira da Criança. a Rita com os seus conhecimentos de design ajudou-me a fazer um logotipo decente e apelativo que é a versão que vemos agora. E assim o Esquilo Pintor ganhou forma.

*Jerónimo para mim e p a minha cara-metade é o nome de um esquilo ermita que vive nos jardins de Belém -frente ao mosteiro que lhe deu o nome- é um esquilo solitário, estudioso e pintor que fugiu dos seus pares stressados da floresta de monsanto e se refugiou na planicie perto do Rio. Nós conseguimos vê-lo uma vez!!